O funil de vendas é o processo (etapas) de suas negociações, até que estas se tornem vendas efetivamente, são as etapas até que você classifique um negócio como ganho ou perdido.

    Por isto é de suma importância que você elabore um funil adequado ao seu processo de vendas e que simplifique a gestão de cada negócio. O DuoBR lhe auxilia nesta gestão, pois de forma rápida e pratica você cria ou edita todos os funis que necessitar.


Para criar um novo funil acesse CRM > configurações > funis.


    Será exibido em sua tela os funis já existentes. Clique em Novo, informe um nome para seu funil, a seguir clique em Nova Etapa. De sequencia ao seu funil, informando todas as etapas de seu processo de vendas.


    A opção Gerar Proposta designa a obrigatoriedade de uma proposta na determinada etapa, o usuário não poderá mover o negócio para a etapa seguinte sem gerar uma proposta ou anexar uma proposta existente. Conforme mostrado na imagem a seguir, as etapas Proposta e Em negociação obriga a criação/vínculo de uma proposta.


    Também é possível vincular um Check-List nas etapas do funil, onde pode ser criado perguntas específicas para cada momento da negociação. Isso fará com que ao avançar a negociação de etapa, abrirá um formulário para responder as questões configuradas em cada Checklist. Este recurso ainda está em fase inicial, porém é possível utiliza-lo de forma operacional no dia-dia.


    Outra configuração útil que pode ser definida no funil é a restrição do mesmo para alguns usuários. Quando marcado a opção Restrito a alguns usuários, significa que apenas os usuários listados na sequência poderão ter acesso ao funil. Marque essa opção apenas se for útil para o seu caso.


    Após configurar seu funil de acordo com seu processo de vendas clique em salvar. Será exibido em sua tela seu funil e você já pode utiliza-lo ao criar suas negociações.


    Sempre que necessário visualizar, editar ou excluir algum funil, repita os passos acessando CRM > Configurações > Funis. Você poderá adicionar/remover etapas, marcar e desmarcar obrigatoriedades ou mesmo excluir um funil por completo. Sempre que editado um funil é preciso salvar para que sejam acatadas as novas configurações.