O DuoBR conta com o recurso de consultas avançadas em praticamente todo o sistema. Este  modo  de consulta permite que você busque informações no sistema a partir de dados específicos e conforme sua necessidade.  A consulta está disponível em todas as listas que contém o painel Consulta avançada no topo da página.


    A imagem a seguir é do cadastro de clientes, onde a barra que está destacada são as informações cadastradas dos clientes. Pela consulta avançada é possível alterar a ordem, adicionar ou remover os dados que são apresentados nesta tela.


    Na tela abaixo perceba que os campos Telefone e E-mail foram removidos, e os campos de RG e Cidade foram adicionados.


    Este é um exemplo do que é possível fazer com os campos de dados. Além deste recurso a consulta avançada ainda possibilita a utilização de filtros para buscar uma informação especifica que você possa precisar  extrair do sistema.


    Veja a seguir o passo a passo de como utilizar todos os recursos da consulta avançada:


Utilizaremos a lista de clientes como base para este manual. Acesse a lista de clientes e clique sobre  o título do painel Consulta avançada. A tela seguir irá abrir.


1. Defina um nome para a consulta apenas se deseja salva-la (Sim, você pode salvar a consulta para utilizá-la quando quiser).


2. Marque a opção Público caso queira deixar a consulta visível por todos usuários da sua conta no sistema, e marque a opção Padrão caso queira que esta consulta seja aplicada como padrão em todas as vezes que você acessar a lista.


3. Organize o campo de colunas selecionadas de acordo com sua necessidade. O grupo de Colunas disponíveis lista todas as colunas que podem ser exibidas na listagem, já o grupo de Colunas selecionadas são todas as informações que serão exibidas ao gerar a consulta. Para mover os campos de grupo basta dar um duplo-clique sobre o campo desejado, ou então arrastar a coluna com o mouse. Ainda se preferir, poderá utilizaros botões azuis para mover os campos de um lado para o outro. Também é possível deixar a ordem das colunas conforme o seu gosto.


4. Você pode selecionar a coluna que deseja ordenar as informações, por exemplo, o padrão do sistema a ordenação é feita pelo #(ID) do cadastro, mas você pode alterar para o Nome, por exemplo. Com isso o sistema irá apresentar o resultado da consulta conforme a ordenação escolhida por você. A, já ia me esquecendo... é possível ordenar também do Maior valor para o Menor valor e vice-versa.


5. Agora você tem 2 opções:

  1. Gerar consulta: O sistema irá processar a consulta e retornar os dados, mas não irá salvar.
  2. Criar consulta: Com essa opção o sistema irá executar a consulta retornando os dados de acordo, e também irá salvar a consulta para que você consiga utilizá-la mais vezes depois.


Para visualizar as as consultas salvas, clique sobre o local indicado na imagem abaixo: Consultas salvas.



Filtros de Condição


    Os filtros de condição são ferramentas para buscar dados específicos, por exemplo clientes de determinada cidade.

    

    Filtro de Condição E

  • Nesse filtro todas as condições que você adicionar precisam ser condizentes com a informação que você está buscando. Na imagem abaixo iremos filtrar todos os clientes de Brasilia.


    Este filtro não possibilita ser usado para buscar por dois ou mais parâmetros iguais, como por exemplo fazer uma busca para a cidade de Brasilia e Curitiba, o filtro não irá funcionar pois você estará procurando por clientes que sejam ao mesmo tempo da cidade de Brasilia e Curitiba. Para fazer buscas assim como de duas cidades distintas utilize o filtro de condição OU.


    Filtro de Condição OU

  • O filtro de condição OU, permite uma busca mais flexível, é possível buscar por clientes de duas cidades diferentes, como Brasilia ou Curitiba, pois o sistema irá interpretar que você está buscando por clientes de Brasilia OU Curitiba, então se for localizado algum resultado para sua pesquisa nestas duas condições será apresentado os clientes de uma das duas cidades.


Você pode adicionar a quantidade de condições que quiser, para fazer a busca mais segmentada possível. Desde que seja usado o filtro correto.