Você poderá efetuar o cancelamento de uma nota fiscal eletrônica de produto (NF-e) emitida a partir do DuoBR. Existem alguns motivos que podem levar ao cancelamento de uma nota fiscal de produto, dentre eles: erro de digitação, erro de cálculos fiscais, desistência por parte do cliente, entre outros.

Para efetuar o cancelamento de uma nota fiscal eletrônica emitida a partir do DuoBR, existem algumas exigências necessárias:

  • A NF-e emitida deve ter sido autorizada na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) com protocolo Autorização de Uso;
  • A mercadoria não poderá ter circulado. Ou seja, o cancelamento só é válido se for registrado antes da saída da mercadoria do estabelecimento;
  • O destinatário não pode ter realizado o evento de Ciência da Operação, que registra na NF-e a solicitação do destinatário para obtenção do arquivo XML. Após o registro deste evento, é permitido que o destinatário efetue o download do arquivo XML;
  • O prazo padrão para o cancelamento de uma NF-e é de 24 horas após a autorização, porém deve-se levar em consideração a legislação estadual. Há estados em que o prazo de cancelamento pode variar, confirme com o seu contador caso tenha alguma dúvida.

Cumpridas as exigências para cancelar a Nota Fiscal Eletrônica, o procedimento é fácil de ser realizado.


    1. Acesse o menu Notas fiscais > Notas de produtos.


    2. Localize a nota fiscal que deseja cancelar. Em seguida, clique na aba da nota fiscal clique no botão "Ações" 


    3.  Em seguida escolha a opção "Cancelar NF-e". Conforme imagem a seguir


    4. Preencha o motivo do cancelamento e então basta clicar em "Enviar cancelamento".


    5. A partir do momento que o cancelamento for autorizado na SEFAZ, será retornado o status ao DuoBR. Status da Nota Fiscal: Cancelada (significa que seu cancelamento foi processado com sucesso.


    Caso ocorra um erro no processo de cancelamento, será apresentado em sua tela o motivo do erro retornado pela Sefaz .