O DuoBR lhe permite fazer uma análise da situação financeira de sua empresa e entender  se esta tem lucro ou prejuízo, tal análise é possível a partir do DRE Gerencial (Demonstrativo de Resultado do Exercício Gerencial).

    Para se obter um DRE Gerencial é preciso configurar corretamente suas categorias financeiras. Acesse Financeiro > Configurações > Categorias > clique em "+ Nova Categoria de Receitas" ou "+ Nova Categorias de Despesas", de acordo com sua necessidade. Informe o nome de sua categoria, informe se esta deve aparecer dentro de outra categoria e selecione  em qual grupo  de seu DRE, os lançamentos da categoria em questão devem ser contabilizados. Conforme a imagem abaixo.


    É importante a  definição correta dos grupos para se otimizar as informações que serão apresentadas em seu DRE. A imagem a seguir mostra alguns dos grupos grupos disponíveis. Para conhecer todos  os grupos  disponíveis no sistema e entender qual deles é o mais adequado para as categorias financeiras de sua empresa. Consulte nosso artigo de Grupos do DRE Gerencial. Clique aqui.


    Em seguida para visualizar o DRE acesse financeiro > relatórios, conforme demonstrado a seguir.


    No DRE as informações são apresentadas por períodos mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual, considerando sempre a data da competência (data de geração) das despesas/receitas, diferentemente do apresentado no fluxo de caixa que mostra datas de pagamento e recebimentos.


     Você terá a opção de filtrar os períodos em que deseja que seu DRE seja apresentado. Basta selecionar o agrupador o ano desejado e Gerar Relatório.


    Realizando os passos anteriormente mencionados você irá obter um Demonstrativo de Resultado do Exercício, devidamente configurado e com informações gerenciais referentes a saúde financeira de sua empresa, classificando os resultados em lucro ou prejuízo e podendo  aplicar melhorias necessárias.