Para obtenção de um DRE Gerencial eficaz é preciso configurar suas categorias financeiras com os grupos do DRE em que seus lançamentos serão contabilizados. Seu contados é a pessoa mais indicada para lhe auxiliar neste processo e para simplifica-lo disponibilizamos a seguir a listagem dos grupos do DRE disponíveis no sistema e sua respectiva descrição.


Grupo Descrição


Receitas Operacionais
São as Vendas de Serviços ou Produtos que estão diretamente ligadas à atividade econômica da empresa.
Receitas Vendas
São as Vendas de Serviços ou Produtos realizadas no período, independentemente de terem sido recebidas ou não.
Receitas Bruta de Vendas
É a soma total das vendas sem considerar as deduções e os impostos incidentes sobre as vendas.
Deduções da Receita Bruta
São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc e as Comissões sobre as Vendas.
Impostos Sobre Vendas
São os impostos que incidem sobre a venda do período, independentemente de terem sido pagos ou não.
Comissões Sobre Vendas
São as comissões geradas no período independentemente de terem sido pagas ou não.
Devoluções de Vendas
São as Devoluções de Vendas devido ao cancelamento de uma venda.
Receitas Liquidas das Vendas
É a Receita da Empresa já descontando o valor dos impostos incidentes sobre a venda.
Custos Operacionais
São Gastos que estão diretamente ligados aos produtos ou serviços vendidos no período.
Custos Vendas e Produtos
Representa os Gastos que não foram baixados do estoque, mas que estão diretamente ligados a produtos vendidos no período. É um grupo opcional: por se tratar de um DRE Gerencial, fica a critério do empresário utilizá-lo ou não.
Custos Serviços Prestados
Quando possível mensurar, representa os gastos do período diretamente ligados com a operação de prestar o serviço para os clientes.
Lucro Bruto
Representa a diferença entre a Receita Líquida de Vendas e Gastos diretamente ligados aos produtos vendidos ou serviços prestados. Mostra o quanto a empresa está gerando de lucro, considerando apenas os gastos diretamente ligados à geração da Receita Operacional da empresa.
Despesas Operacionais
São Gastos que estão ligados à operação da empresa e que ocorrem independentemente de ela ter gerado ou não Receitas Operacionais no período.
Despesas Comerciais
São os gastos do período com Publicidade, Propaganda e Eventos independentemente de terem sido pagos ou não. E, quando possível separar, incluem os gastos do setor comercial da empresa.
Despesas Administrativas
São os gastos do período que dizem respeito à administração da empresa, geralmente referem-se aos gastos com pessoal e recursos utilizados nos setores de gestão, direção, Financeiro/Tesouraria e Recursos Humanos, independente de terem sido pagos ou não.
Outras Receitas e Despesas Não Operacionais
São aquelas Receitas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
Outras Receitas Não Operacionais
São Receitas que não estão diretamente ligadas à atividade econômica da empresa, como por exemplo a Venda de um Ativo Imobilizado.
Outras Despesas Não Operacionais
São Despesas que não fazem parte da atividade principal ou acessória da empresa. Exemplo: doações, dividendos etc.
Lucro/Prejuízo Liquido
Lucro Líquido é o resultado Geral da empresa, representa a diferença entre a Receita Líquida de Vendas e todos os Custos e Despesas incorridos no período. Também é um ponto-chave de análise da saúde econômica da empresa.
Despesas com Investimentos ou Empréstimos
São parcelas com gastos programados para o período referente a Financiamentos, Empréstimos e Dívidas da empresa.
Empréstimos e Dívidas
São as parcelas com gastos de Empréstimos Bancários ou não e as dívidas parceladas.
Investimentos em Imobilizado
São as parcelas com gastos de financiamentos, compra de maquinas e equipamentos.
Lucro/Prejuízo Final
O lucro final é uma linha extra que evidencia o lucro após as parcelas de investimentos e dividas programadas para o período. É o ponto final do alinhamento de todas as transações geradas no período, gerando uma visibilidade de quanto sobra de lucro se todas as receitas forem recebidas à vista e se todas as despesas e custos forem pagos à vista também.


    Por tratar-se de um DRE Gerencial fica a critério do gestor utilizar ou não alguns grupos como: Custos das vendas e produtos. Vale lembrar que não é possível incluir outros grupos, uma vez que os mesmo não são configuráveis.





Titulo



    • Análises e Fluxo de Caixa

    • Demonstrativo de Resultado do Exercício DRE

    • Grupos do DRE Gerencial

    • Produtos em Estoque

    • Relatório de Atividades

    • Relatório de Categorias Financeiras

    • Relatórios CRM

    • Vendas Por Segmento