As categorias financeiras são fundamentais  para um eficiente controle financeiro, pois são elas que organizam suas receitas e despesas. Pensado na gestão de suas categorias, preparamos este artigo para você usuário do DuoBR. Buscamos esclarecer a seguir os motivos pelos quais você pode não conseguir excluir suas categorias financeiras.

    Categorias padrões

    No DuoBR você pode definir categorias padrões, para seus lançamentos. Esta opção serve para facilitar o preenchimento das informações em seus lançamentos, pois as categorias padrões são adotadas para os lançamentos. Porem quando uma categorias estiver como um padrão, não pode ser excluída, caso desejar excluir uma categoria que esta definida como um padrão, é necessário informar outra categoria como padrão, desta forma o DuoBR irá aceitar que a categoria informada seja excluída. A seguir mostramos como alterar uma categoria padrão.

    Acesse os dados da empresa


    Escolha a opção " Dados Padrões" 


    A seguir serão exibidas suas categorias padrões, para as suas receitas e despesas. Para substitui-las, basta clicar sobre a seta, escolher a nova categoria e após finalizar, clique em salvar. 

    Categorias vinculadas aos seus lançamentos.

    Outra situação que pode impedir a exclusão de uma categoria financeira, é a mesma estar sendo utilizada (informada) em algum lançamento. As categorias financeiras pode estar associadas aos seguintes lançamentos:

    Vendas e Contrato de Vendas, ao gerar uma ou contrato de venda no DuoBR, é necessário informar uma categoria, após associada ao lançamento, a mesma não poderá ser excluída.

     O mesmo ocorre para o registro de compras ou  contrato de compras, após associar uma categoria financeira, a mesma não poderá será excluída.

    Receitas e Despesas, ao fazer o registro de uma receita ou despesa de forma avulsa ( que não seja decorrente de um contrato) também é necessário categorizar os lançamento, e com isso após informada uma categoria, não pode mais ser excluída.

    Em todos os casos acima citados, havendo necessidade de excluir alguma categoria financeira que esta sendo utilizada. Deve -se primeiramente localizar os lançamentos que estão utilizando a categoria , editar o mesmo informando outra categoria. Após este processo e todos os lançamentos  editados você poderá excluir a categoria financeira desejada.